2.3.06

Eu posso fazer melhor?

Ontem fui ao teatro. Feliz como a moça ingênua que leva uma cantada. Aquela sensação momentaneamente saborosa, que nos faz acreditar que somos especiais. Ilusão. Mentira. A peça tinha ingresso a preço popular. R$ 1,50. E eu fui maquiada, produzida, gastar minhas moedas, pra fazer de conta que sou "gente de teatro".

Uma pena. Espetáculo ruim. Nada que se pudesse salvar. A cada cena eu me sentia mais triste, por ver colegas de profissão numa realização tão pequena. Com sinceridade, eu me compadecia e me identificava com aquele sofrimento. Novas falas, novas ações.


- Não pode ser. Que ruim... Não pode ser. Parece um pesadelo.

Uma pergunta me torturava:


Eu faria melhor? Em quê?
Deprimida eu escondia meus sentimentos.
Eu não faria melhor...
___________________________________________________


Hoje pela manhã eu olhei para meu trabalho, que deveria ser o sustento meu e de meu filho. Senti náusea. Deve ser fome, vou tomar café. Não tinha pão, nem leite, nem margarina, só um resto de café, de ontem.

Tem que comprar! Peguei a bolsa, revirei a carteira, a bolsinha de moedas... Nem um real. Vazio...

Ta. Pego no banco. Antes vou olhar o saldo, pra saber como anda aquele inferno flamejante. Me queimei. Não dá. Não posso tirar nem dez, nem cinco, estou devendo muito além dos limites do cheque especial. A constatação maior foi que eu esgotei até as tetas do banco. Nada. Seco. Vazio. Só tinha ali o aviso, das próximas contas a serem confortavelmente debitadas do meu saldo nulo.

Passada a vertigem inicial, comecei a recolher papéis, contas, tabelas e sonhos esparramados na mesa de trabalho.


-Não pode ser. Que ruim... Não pode ser. Parece um pesadelo.

E as perguntas continuam a me torturar.

O que andei fazendo dos meus sonhos, que caminhos escolhi pra realizar as minhas necessidades? Não tenho outra chance, nem posso descer do palco. Minha vida é essa e estou deixando meu enredo azedar.

Pergunta... É minha vida, porra!

Eu posso fazer melhor? Em quê?
Deprimida eu escancaro meu fracasso.
Eu não sei fazer melhor.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que deve estar havendo um cataclisma entre as mulheres com inteligência no universo virtual. Deve ser coisa de lua... Mas, como disse para a Tatiana, "muita calma nesta hora". As coisas nunca estarão tão ruins que a gente não consiga reverter. Força.
Acredite em você. Somos únicos.
Cuide-se.
Ronaldo Faria

Anônimo disse...

Leiam (mulheres fantásticas) meus dois últimos lamentos para poucos. É para vocês. Cuidem-se, coisas raras e brancas, dias.
Só isso a dizer: Cuidem-se!

Márcia Nestardo disse...

Ronaldo.
Espera a chuva cair, o mar serenar e a batida de guerra virar de festa. Aí vamos tomar aquela cerveja e cantar com a Tatiana.
Beijo.

Tatiana
Minha linda. Somos feitas da mesma matéria e temos o cabelo escuro. Se eu consegui comentar, você também vai conseguir. Deve ter sido problema de configuração (andei mexendo sem saber... rsrs)
Beijinho pra você também.

Alissandra Rocha disse...

Minha querida:

A realidade é essa. Dias de luta são todos os dias pra gente que quer fazer melhor.

Coisas práticas... bem.. eu não sei te dizer... queria te dar uma caixa cheia de soluções pra vc escolher a melhor. Mas vou remexer meus porta-jóias, aqueles menorezinhos,aqueles que só cabem um anel pro dedo mindinho, porque é sempre de lá que eu acho uma solução, e prometo chegar com tesouros tão grandes, numa jangada que carregue todos nós pra água mais calmas!
Bjs e vamos pensar juntas soluções práticas pra isso!

Anônimo disse...

Enquanto isso políticos fazem orgias com os proventos do mensalão e outras mamatas, empresários inescrupulosos divertem-se em sonegar e crápulas organizam ações criminosas por todo o mundo. Mas e a vida deles, será realmente maravilhosa em todos os sentidos? Em sua divina ironia, Deus talvez esteja querendo dizer algo, talvez que a questão da grana seja um detalhe menor, e que a verdadeira busca não se pode ser confundida com isso. A ferro e fogo, duro é entender isso catando nossas moedinhas em fim de mês, eu sei.

Tatiana disse...

querida...
passo exatamente os mesmos perrengues. tem dias que eu to de humor negro porque não vejo luz.
mas aí o tempo passa e eu sempre chego a seguinte conclusão. se puder eu pago, se não puder, não pago. fazer o que???
não posso deixar de comer, mas posso passar um tempinho no pão com manteiga.
a questão é como manter a calma durante o turbilhão, adminuistrar a histeria que vem com força total.
Calma aí.
Eu sei que a minha situação vai passar porque eu peço todo dia para isso acontecer. fico aqui mexendo meus pauzinhos, acendendo velas, mandando e-mail e agora, uma nova atividade, pedindo empréstimos! ha ha ha
Fique calma. Tudo passa e isso também vai passar!
beijos