6.4.06

Pergunta de criança

Eu assistia ao filme O Pianista, com meu filhinho. Ele tem 5 anos.
No filme, tanta dor, judiação...
Meu pequeno me fulminava de perguntas. Mas porque? Porque matou o homem? Porque bateu no menino? Porque ele parou de chorar? Porque morreu?
Eu tentava explicar que o filme mostrava um tipo de maldade humana, que existiu na época que o filme conta e ainda existe. O filme conta uma história, é feito sem machucar ninguém, tudo é de fantasia. Mas a maldade que ele conta é verdadeira.
Aquele rostinho inquisidor não me dava trégua. Porque o filme mostra a maldade? Ele mesmo arriscou um palpite: É pra ensinar e ninguém mais fazer maldade? É isso sim filho.
Não dava mais. Tive que perceber que era demais pra ele. Desliguei o filme e fui levá-lo pra cama, fazer cafuné, contar estorinha, dar beijos, muitos beijos de boa noite.
De repente me chamou e disse: Mamãe, lá no seu teatro faz história de maldade?
Tudo o que fiz foi sufocar meu choro num abraço demorado e dizer que não, mesmo doendo muito.

2 comentários:

Anônimo disse...

O teatro, como forma de expresão do ser humano, assim como o cinema, não tem maldade.
Tem somente a expressão do ser humano...
Então tem. Ou não? Ou tem? Não! Tem! Depende da ótica? Hitler, para si próprio, era "malvado"? Eis a questão...
Cuide: de você e do seu teatro. O seu filho irá entender um dia.
Ronaldo Faria

Tatiana disse...

Esse teu texto me deixou com o peito apertado. Eu sei o que a dor de ver a dor na carinha de nossos filhos.
Comoé duro mostra a realidade, acabr com os sonhos, com a ilusão, com a fantasia.
Mas tem que ter muitos beijinho de boa noite mesmo. E isso é um santo bálsamo! Ahhh, se é!